Como parte das minhas aventuras emulando sistemas operacionais antigos no VirtualBox, vou registrar algumas informações úteis a respeito desse tipo de virtualização. É importante ressaltar que esse sistema operacional já saiu de linha há muito tempo e não deve ser usado em ambiente de produção para NADA. Isso só serve pra nostalgia. É claro que já tive que lidar com sistemas legados de empresas limitados a sistemas antigos, mas isso é outra história.
Um problema que enfrentei com a versão 6.1.20 do virtualbox, foi logo na instalação. Ao criar uma máquina virtual, o virtual box usa por padrão uma controladora SATA (óbvio, por que não usaria?), só que o pobre do Windows 2000 requer um driver especial para usar esse tipo de controladora.
A forma mais fácil de resolver isso é trocar a controladora SATA para uma IDE, conforme os sreenshots abaixo.
Depois foi só instalar as Guest additions do virtualbox. Olha como roda bonito 🙂
Porém, o virtual box não escolheu uma boa placa de rede virtual. Ela não foi detectada pelo windows. Diante disso, tive que fazer umas pesquisas e acabei trocando para esta placa:
Porém, a internet não funciona pra baixar nada por que o windows 2000 não tem NENHUM suporte a nada. Eu consigo pingar o DNS externo do Google (8.8.8.8) mas é só. Não abre página, não abre nem meus compartilhamentos de rede interna, por que o SMB dele é muito antigo.
Pra instalar o firefox 12, precisei baixar do ftp da mozilla habilitar o drag and drop entre a máquina virtual e o host, conforme abaixo.
E consegui copiar o firefox pra máquina 😀
E instalá-lo.
E rodá-lo 😎