Usando Windows 7 em 2021

O Windows 7 não é exatamente um sistema operacional retrô (pelo menos no momento em que escrevo este artigo). Instalar um Windows 7 numa VM rodando VirtualBox é fácil e não requer nenhum macete especial e funcionou bem em todas as vezes que eu precisei.

O Windows 7 teve várias versões diferentes. Dentre elas: Windows 7 Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise and Ultimate.

Se voce não conhece este sistema, esqueça o windows starter já de imediato, pois ele não serve pra quase nada. Em resumo, os Windows 7 Home Basic e Home Premium eram versões destinadas ao público doméstico, enquanto que as versões Pro e Business eram destinadas ao público corporativo. A versão Ultimate era uma versão com nome bonito que custava caríssimo e não entregava exatamente nenhum grande diferencial em comparação à versão Pro. Esta, certamente, era a versão mais interessante pois contava com todos os recursos e habilitava a conexão do sistema ao servidor de domínio AD da Microsoft (algo muito usado no mercado corporativo e empresas).

Por que usar o Windows 7 em 2021?

Voce não deve mais usar o Windows 7 hoje em dia. Ele já foi descontinuado pela Microsoft e não recebe mais atualizações de segurança. Se voce precisa ou quer executar o Windows 7, utilize um sistema virtualização para isso. Recomendo usar o VirtualBox.

Se voce tem um laptop antigo que por acaso não tenha drivers atualizados para um sistema operacional mais moderno (como o Windows 8 ou Windows 10), talvez voce não tenha escolha e precise permanecer no Windows 7. Nesse caso, recomendo fortemente que voce considere usar um Linux. Nesse caso, eu iria com o Linux Mint, versão cinnamon.

Um outro caso interessante de se manter o Windows 7 é para rodar jogos antigos. Muitos jogos que já tem mais de 10 ou 15 anos de uso podem não ser muito bem suportados em sistemas operacionais mais modernos (mesmo através do steam). Nesse caso, voce deverá manter o Windows 7, apesar de não poder mais atualizá-lo de forma segura. Para este cenário específico, talvez seja prudente voce nem conectá-lo mais à internet depois de ter atualizado à ultima versão.

Windows 7 com Windows Update Travado

Se voce está decidido em continuar usando o Windows 7 nos dias de hoje, um problema muito comum que voce terá é atualizá-lo à ultima versão. E prepare-se psicologicamente, por que isso será uma dor de cabeça enorme. 🙁

O motivo pelo qual voce terá uma dor de cabeça enorme é que ao final do ciclo de vida do Windows 7, um formato de chave de criptografia usado na autenticação do Windows 7 com os servidores de update na microsoft foi caducado e, com isso, as versões mais antigas da instalação do Windows 7 não conseguem mais se autenticar e baixar os updates.

Se voce tem um Windows 7 antigo que não está mais fazendo updates, voce precisará baixar o update certo que atualiza esse software que se conecta ao Windows Update, atualize esses mecanismos de criptografia e permita a voce atualizar novamente o seu Windows 7. Se voce não possui uma máquina com Windows 7, mas precisa de uma, eu recomendo fortemente que voce obtenha online um arquivo .ISO (uma imagem da instalação) do windows 7 que já venha com essa atualização instalada. Abaixo estão listados alguns links onde voce pode conseguir isso:

The Internet Archive

Site oficial da Microsoft (Requer digitação do serial number)

Lembrando que voce precisa ter uma cópia original do Windows 7 ou uma licença válida para usar qualquer imagem. Caso contrário, voce estará usando um software pirata. Mesmo depois de expirado e não mais suportado pela microsoft, voce ainda precisa ter a licença do Windows 7 para usá-lo. Se voce não tem uma licença, voce pode tentar comprar uma em alguns sites especializados, como:

Mercado Livre

eBay

Voce também pode procurar no Google Shopping. De vez em quando aparece alguma licença legítima à venda. Tenha cuidado para não comprar licenças falsas. Geralmente licenças que custam por volta de R$ 20 são todas falsas. Prefira a mídia original com o serial number autêntico da Microsoft.

Atualizando o Windows 7 para o Windows 10

Se voce tem um laptop que foi comprado já no final do ciclo de vida do Windows 7, é muito provável que ele possa ser atualizado para o Windows 10. Ainda hoje a Microsoft ainda oferece uma solução gratuita para que voce faça a migração do seu Windows 7 para o Windows 10.

Atualizar Windows 7 para Windows 10 (gratuito)

Mas, pelo seu próprio bem, considere seriamente trocar o seu HD mecânico por um SSD (disco de estado sólido). Rodar o Windows 10 em um hardware antigo sem SSD é um convite para se irritar ainda mais com o computador.

Muitos laptops permitem que voce troque o HD facilmente apenas abrindo uma portinha lateral ou removendo uma tampa. Procure no youtube por um passo a passo usando o seu modelo de laptop na busca. Caso voce queira se aventurar a trocar o HD pelo SSD por conta própria, seguem abaixo algumas sugestões:

Macrium Reflect: Software (gratuito) para fazer imagem do disco para o SSD

Modelos interessantes de SSD para uso em laptops antigos

Se voce vai mesmo ficar no Windows 7, aqui estão alguns wallpapers especificos desse sistema.

https://wallpaperaccess.com/windows-7

O forum SevenForums é exclusivo sobre o Windows 7 e já me ajudou muito

https://www.sevenforums.com/

Neste link tem alguns softwares que permitem fazer Tweaks no Windows 7

https://www.intowindows.com/15-free-windows-7-tweaking-tools/

E não esqueça de remover a telemetria do Windows (que também está presente no Windows 7)

https://superuser.com/questions/972501/how-to-stop-microsoft-from-gathering-telemetry-data-from-windows-7-8-and-8-1

Deixe um comentário